Fusão Honda-Nissan cancelada
A Nissan desistiu oficialmente da proposta de fusão com a Honda para discutir outras opções…
Nissan e Honda sem acordo para fusão
Revisões da Honda na minuta do acordo não agradaram à Nissan…

Tara Hurlin/Hemmings
Fotos reprodução internet
De acordo com a declaração original divulgada pelas marcas, a Nissan e a Honda esperavam listar ações de sua nova holding conjunta até agosto de 2026 na Bolsa de Valores de Tóquio. Esperava-se que as montadoras se tornassem subsidiárias integrais da holding conjunta, até que a Honda fizesse algumas revisões no acordo que tornaram a fusão uma pílula grande demais para a Nissan engolir. Semanas de negociações se seguiram, concluídas com ambas as empresas se afastando das discussões sobre a fusão.
O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, explicou ainda mais a situação que se desenrolou, admitindo que a proposta final de sua empresa teria feito com que a Honda assumisse o controle total da Nissan, o que, por sua vez, tornaria o gerenciamento das mudanças mais fácil e rápido. Mibe suspeitou que essa mudança não seria tomada sem resistência entre a cúpula da Nissan.
“Antecipamos que nossa proposta de troca de ações seria uma decisão bastante difícil para a Nissan e consideramos a possibilidade de que o acordo pudesse ser retirado.”
Apesar das preocupações com o fracasso da fusão, deixar o acordo original inalterado provavelmente criaria problemas para ambas as empresas; “a preocupação muito maior poderia ser que a integração progredisse tão lentamente que cairíamos em uma situação mais séria no futuro”, acrescentou Mibe.
O CEO da Nissan entrou na conversa, concordando mutuamente em abandonar a fusão, dizendo: “Não estávamos confiantes de que nossa autonomia seria preservada ou que o potencial da Nissan seria realmente maximizado. Eu tinha dúvidas se seria bem-sucedido.”
As duas empresas ainda estão em situação regular e ainda há potencial para trabalhar juntas em projetos como, por exemplo, a criação de veículos de produção compartilhada, como caminhões Honda.
Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.
Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.