Mercedes-Benz 540 K foi o melhor carro da Alemanha antes da guerra
Na década de 1930, a Mercedes-Benz já era sinônimo de engenharia e luxo, rivalizando com os melhores carros da época. O Modelo K de 1926, projetado por Ferdinand Porsche, inspirou os icônicos S, SS e SSK, evoluindo para os modelos 500 K e 540 K, que se tornaram clássicos do design automotivo.

Mark J. McCourt
Fotos divulgação Mercedes-Benz Mídia
Na década de 1930, assim como hoje, a Mercedes-Benz desfrutava de uma reputação de classe mundial em engenharia e luxo. Seus carros eram iguais aos melhores Duesenberg, com motores sofisticados motivando chassis robustos envoltos em carrocerias personalizadas.
O Modelo K de 1926 projetado pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, com seu motor de seis cilindros em linha superalimentado, inspirou os renomados carros de rua S, SS e SSK, e a montadora alemã continuaria esse conceito grand-touring em seus chassis W 29 500 K e 540 K da década de 1930. Este último provaria a evolução definitiva deste tema e um clássico do design que ainda impressiona nos níveis mais altos hoje.
Prêmio Elegância
O 540 K Special Roadster que recebeu as maiores honras durante o Pebble Beach Concours d’Elegance de 2023 foi um excelente exemplo de um carro-chefe da Mercedes-Benz daquela década, e o décimo produto usando a estrela de três pontas a levar o prêmio Best of Show. Ele foi encomendado pela corte real afegã em 1937 para Mohammed Zahir Shah, o rei do Afeganistão.
Com curvas Streamline Moderne e proporções exageradas que gritavam velocidade, sua carroceria foi feita à mão na “instalação de produção de veículos especiais” nas obras da Mercedes em Sindelfingen, e este Special Roadster – um dos cerca de 60 com carroceria – representou a versão de produção mais esportiva do 540 K, o modelo de estreia na linha de 1936-39 da empresa.
Poder e Equilíbrio
O SOHC 5.0 litros supercharged de oito cilindros em linha que deu ao 500 K seu nome impulsionou os primeiros 342 exemplares deste chassi W 29, com os 419 seguintes recebendo uma versão de 5,4 litros na primavera de 1936. Este motor ampliado produziu mais potência: 15 cavalos adicionais (agora 115) no modo naturalmente aspirado, mais outros 20 cavalos (totalizando 180) quando o kompressor, também conhecido como soprador Roots, foi acionado.
Esta saída foi para as rodas motrizes do 540 K através de uma transmissão overdrive de quatro velocidades ou, em 1939, disponível com cinco velocidades. As suspensões dianteiras de duplo braço triangular e traseiras de eixo oscilante suportavam rodas de arame de 17 polegadas, atrás das quais ficavam freios a tambor hidráulicos com assistência a vácuo.

Especificações Seguidas à Risca
Esta linha de transmissão poderia ser obtida em uma distância entre eixos de 3.290 mm (normal; ou com o radiador, trem de força e assentos mais para trás para melhorar a distribuição de peso e manuseio) para montagem de carrocerias fechadas ou abertas de quatro assentos, ou em uma distância entre eixos de 2.980 mm que poderia ser equipada com uma carroceria aberta de acoplamento fechado.
A Mercedes-Benz finalmente ofereceu o 540 K em nove tipos de carroceria catalogados, com Roadster, Tourer e três versões Cabriolet, além de Coupes, Sedans e Limousines de teto sólido. Os compradores podiam escolher entre dois ou três assentos, quatro assentos “ocasionais” (dois mais assentos de vibração), quatro assentos e seis/sete assentos, o último representando os 20 540 Ks blindados encomendados pelo partido nazista em 1942.
Este modelo também gerou exemplos únicos, como o aerodinâmico cupê Streamliner com carroceria de alumínio, que apresentava um impressionantemente moderno Cd de 0,36 e foi usado para testes de pneus de alta velocidade da Dunlop em 1938.

Melhor Restauração
Após sua primeira passagem pelo Oriente Médio, nosso vencedor do prêmio Pebble Beach Best in Show foi usado em Paris, Grã-Bretanha e EUA. Agora, ele pertence a Jim Patterson, que comprou o carro em 2022 por US$ 9,9 milhões e posteriormente o restaurou autenticamente nas mãos da RM Auto Restoration com assistência fundamental da Mercedes-Benz Heritage, que compartilhou documentação de arquivo detalhada da construção e da história do Roadster real.
